A Síndrome do ovário policístico (SOP) é uma alteração endócrina muito presente nas mulheres em idade fértil. Ela pode estar associada à várias alterações clínicas e metabólicas. Dessa forma, é importante pensar em estratégias para controlar essas alterações. E a nutrição tem um papel fundamental. Modular a alimentação e pensar em alguns suplementos alimentares podem auxiliar no controle da SOP. 👍🏻😃
✅Hoje, quero falar sobre a alimentação com vocês.
👉🏻Embora tenhamos várias estratégias alimentares que já possuem evidências científicas mostrando que podem auxiliar na SOP, duas estratégias possuem destaque (por terem mais estudos e mais comprovação):
* Dieta low carb (com <45% de carboidrato): Diminuir a quantidade total de carboidrato é uma das opções. Porém, é necessário saber o que adicionar no lugar. Gordura saturada e gordura trans não são interessantes para a SOP. Por isso, opte por aumentar proteínas e gorduras monoinsaturadas.
* Dieta com baixo índice glicêmico e baixa carga glicêmica: não é obrigatório diminuir carboidrato na SOP. Porém, se a escolha for manter valores normais de carboidrato (45-55%) é importante escolher bem os tipos de carboidratos. Pensar em diminuir o índice glicêmico e a carga glicêmica é bem importante. Por isso, evite açúcares e carboidratos refinados como pão, macarrão, biscoito, etc. ✅ Opte pelas opções integrais e com fibras.