👉🏻A sarcopenia, definida como o declínio associado à idade na massa e função do músculo esquelético, representa um fator de risco bem estabelecido para a maioria das condições e eventos relacionados à saúde, incluindo fragilidade, fraturas e morte.
👉🏻Dessa forma, pensar em prevenção de sarcopenia é bem importante no idoso. E nesse ponto, várias questões nutricionais são importantes, com destaque para a ingestão proteica. Porém, os cuidados nutricionais devem ir além disso.
👉🏻Em uma revisão publicada em setembro desse ano, os autores abordam a importância da ingestão de azeite de oliva extravirgem na prevenção de sarcopenia.
👉🏻O azeite de oliva extravirgem possui ácidos graxos monoinsaturados (os que devem ser consumidos em maior quantidade), além de vários fitoquímicos como oleuropein e hidroxitirosol. Esses compostos possuem capacidade antioxidante e anti-inflamatória, que poderia auxiliar na prevenção da sarcopenia.
👉🏻Além disso, o azeite de oliva pode ajudar a modular o IGF-1 e a PGC1α e melhorar o funcionamento de células satélites. Esses três pontos, aliados a ação anti-inflamatória e antioxidante, podem ajudar na prevenção ou a diminuir a progressão da sarcopenia em idosos.
📚Referência: Saluccim S.; et al. Nutrients., 14, 3567, 2022. Doi: 10.3390/nu14173567 💚