Blog Nutrir com Ciência

Vitamina D e Câncer de Mama

Luana Manosso (1080 × 1350 px)

Ter uma alimentação saudável é muito importante quando pensamos em prevenção de câncer de mama.

Isso inclui aumentar frutas, verduras, fibras, gorduras boas e diminuir carnes vermelhas (em especial as ultraprocessadas), bebidas alcóolicas e ultraprocessados.

Mas você sabia que alguns nutrientes também são importantes?

Hoje compartilho um artigo publicado agora esse ano que coloca que manter níveis séricos de vitamina D ≥ 40,26 ng/mL ± 14,19 ng/mL podem exercer efeito protetor contra câncer de mama.

(Referência: Torres, A.; et al. Nutrients., 16(05): 573, 2024. Doi: 10.3390/nu16050573

E aí? Você tem o hábito de avaliar sua vitamina D?

Aumentos de AGEs no sangue foi associado a maior risco de distúrbios do sono

Luana Manosso (1080 × 1350 px)

Estudo clínico recentemente publicado avaliando dados de 1732 adultos evidenciou que o aumento de AGEs no sangue foi associado a mais risco de distúrbios do sono, incluindo curta duração do sono, má qualidade do sono, sonolência diurna excessiva e insônia.

Vale destacar que os alimentos que mais contém AGEs são: carnes grelhadas, assadas ou fritas, alimentos fritos em geral, laticínios integrais, margarina, cereais matinais e boa parte dos ultraprocessados.

(Referência: Li, L.; et al. Nutrients., 16(19):3282, 2024).

Benefícios do consumo de maçãs

Luana Manosso (2)

O consumo de frutas é muito importante para a saúde. Se você me acompanha, sabe que eu sou a favor da variedade da alimentação. Quanto mais variado, melhor.

Mas hoje, compartilho com vocês uma recente revisão que aborda os possíveis benefícios da maçã para a saúde humana.

Como as maçãs são consumidas há muitos anos, temos muitos estudos trazendo benefícios.

E, nesse artigo, os autores trazem que o consumo de maçãs pode ajudar na redução de doenças cardiovasculares, diabetes, asma, pode ajudar na melhora da saúde da pele e pode ajudar na proteção contra o câncer e doenças neurodegenerativas.

(Referência: Mierczak, K.; Garus-Pakowska,A. Nutrients., 16(19):3307, 2024.)

Preste atenção: ninguém está dizendo que a maçã é milagrosa e que você precisa comer maçã todos os dias, ok? Mas dentro de um contexto alimentar saudável, essa fruta pode ser uma das opções.

Mas procure sempre um nutricionista para avaliar seu caso.

Polifenóis e hallmarks do envelhecimento

Luana Manosso (1)

O envelhecimento é um processo biológico natural influenciado por múltiplos fatores e contribui significativamente para diversas doenças crônicas.

Hoje se fala em 12 hallmarks do envelhecimento:

  • instabilidade genômica,
  • desgaste do telômero,
  • epigenéticas,
  • perda de proteostase,
  • macroautofagia desabilitada,
  • detecção desregulada de nutrientes,
  • disfunção mitocondrial,
  • senescência celular,
  • exaustão de células-tronco,
  • comunicação intercelular alterada,
  • inflamação crônica e disbiose.

Por outro lado, polifenóis estão cada vez mais sendo estudados para impedir algumas dessas alterações, incluindo resveratrol, quercetina, fisetina, EGCG, rutina, entre outros. E quanto mais frutas, verduras, especiarias na dieta, maior a ingestão de polifenóis!!

Segue uma referência de um artigo recém publicado dando mais detalhes dos polifenóis do processo de envelhecimento: Liu, Y.; et al. Nutrients., 16(19):3305, 2024.

Dieta do mediterrâneo e seus benefícios intestinais em pacientes com Parkinson

Luana Manosso

É muito comum pacientes com doença de Parkinson terem alterações gastrointestinais, em especial, constipação.

Um estudo publicado agora em setembro investigou o efeito da aderência a uma dieta do mediterrâneo por 8 semanas em pacientes com doença de Parkinson.

De modo interessante, os pacientes que fizeram uma dieta estilo mediterrâneo melhoraram sintomas de constipação e diminuíram calprotectina fecal (marcador de inflamação intestinal).

Referência: Rusch, C.; et al. Nutrients., 16(17):2946, 2024.Doi: 10.3390/nu16172946

6 estratégias nutricionais para melhorar a vida das quinurenidas e diminuir o excesso de glutamato

a nutrição também pode ajudar (1)

No post anterior comentei sobre a importância de controlar a via das quinureninas e diminuir o excesso de glutamato em pacientes com depressão. Aqui, deixo 6 estratégias nutricionais que podem auxiliar na modulação dessas vias.

  1. Dieta anti-inflamatória
  2. Modular o intestino
  3. Modular o estresse
  4. Ajustar complexo B
  5. Ajustar Magnésio
  6. Suplementar L-teanina

Vale destacar que isso não exclui a importância de outros profissionais da saúde. Muito pelo contrário. Uma equipe multidisciplinar sempre dará mais resultados‼️

 

Setembro amarelo e a nutrição

a nutrição também pode ajudar

Estamos no setembro amarelo – campanha de prevenção ao suicídio. E hoje, 10 de setembro, é o dia mundial de prevenção ao suicídio.

Uma das causas que levam ao suicídio é a depressão. Estudos demonstram que dentre as alterações bioquímicas que o paciente pode ter, existe um possível aumento na via das quinureninas e de glutamato.

O tratamento da depressão envolve uma equipe multidisciplinar. E o Nutricionista pode ser um desses aliados para auxiliar no tratamento. E um dos papeis da nutrição é auxiliar na modulação dessas vias que acabei de comentar.

Fique de olho por aqui que no próximo post eu comentarei um pouco mais sobre isso.

Consumo de ovos pode diminuir declínio cognitivo

Luana Manosso

Cada vez mais estudos investigam o papel da alimentação na melhora cognição ou na redução de declínio cognitivo.

Hoje compartilho um estudo publicado agora em agosto de 2024 que investigou o impacto do consumo de ovos ao longo de 4 anos em pessoas idosas.

Após análises, os autores evidenciaram que as mulheres idosas que consumiam ovos ao longo de 4 anos tinham um menor declínio de fluência cognitiva.

Lógico que não existe fórmula milagrosa, mas melhorar a alimentação pode auxiliar no funcionamento cerebral. Por isso, procure um nutricionista para avaliar melhor seu caso.

Referencia: Kritz-Silverstein, D.; Bettencourt, R. Nutrients., 16:2765, 2024. Doi: 10.3390/nu16162765

Creatina pode melhorar o sono nos dias de treino resistido

Luana Manosso (1080 × 1350 px) (1)

Quando falamos em creatina, logo pensamos em melhora de performance.

Porém, hoje já se sabe do papel da creatina para o cérebro.

Hoje, compartilho com vocês um estudo publicado agora em agosto de 2024 com mulheres jovens que faziam treino resistido (musculação) 2 x na semana.

As mulheres do estudo foram dividas em 2 grupos: um grupo recebeu 5 g de creatina + 5 g de maltodextrina e o grupo placebo recebeu 10 g de maltodextrina.

Após 6 semanas de tratamento, foi observado que as mulheres que ingeriam creatina estavam dormindo melhor nos dias que treinavam. Porém, não deu diferença nos outros dias.

Porém, vale destacar que ainda precisamos de mais estudos para avaliar a efetividade da creatina para sono.

Referência: Cruz, A.J.A.B.; et al. Nutrients., 16(16), 2772, 2024. Doi: 10.3390/nu16162772.

Dia do Nutricionista

Luana Manosso (1080 × 1350 px)

Os hábitos alimentares desempenham um papel significativo na prevenção e tratamento de doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas, obesidade, síndrome do ovário policístico, depressão, diabetes, entre outras.

Por isso é tão importante o papel do Nutricionista frente às necessidades dos nossos pacientes no sentido de promover a saúde, prevenir doenças e tratar essas condições.

Sabemos que a grande maioria das pessoas têm dificuldade em fazer essas mudanças por conta própria e o Nutricionista atua no sentido de dar esse suporte.

Hoje sabemos da importância dos alimentos e da suplementação nutricional para promover a saúde, controlar doenças e levar uma vida saudável.

A todos os colegas nutricionistas, os nossos parabéns.