brassicas

Como consumir as brássicas para aproveitar melhor seus nutrientes?

As brássicas incluem alimentos como o brócolis, couve-flor, couve, couve-de-bruxelas, couve chinesa, nabo, rabanete, agrião, repolho, etc. Esses vegetais possuem inúmeros compostos benéficos à saúde, incluindo carotenoides, flavonoides e glicosinolatos. 🥦🥬😍

👉🏻Os glicosinolatos são o que chamamos de metabólitos secundários dessas plantas. Eles possuem uma estrutura química central, mas as cadeias laterais podem sofrer várias modificações, formando mais de 200 tipos de glicosinolatos.

👉🏻Vários produtos desses glicosinolatos trazem benefícios ao grupo, incluindo ação anti-câncer e aumento de enzimas antioxidantes. Um dos de maior destaque é o isotiocianato, que é produzido quando a enzima mirosinase age sobre o glicosinolato. E é ai que entra a forma de preparo do alimento.
Para a enzima mirosinase conseguir agir, precisa ocorrer processo de mastigação, maceração ou corte.

👉🏻E depois, para ela conseguir agir no glicosinolato precisamos esperar uns 30 segundos a 1 minuto. Dessa forma, temos duas principais formas de consumo:
✅Cortar/macerar a brássica, esperar 30 segundos a um minuto e somente depois cozinhar. Aqui o ideal é cozinhar no vapor por pouco tempo (até 3 minutos).
✅Se for consumir crua, o único ponto necessário é mastigar bem. 💚

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *