O consumo moderado de café parece trazer vários benefícios para o cérebro. O último estudo científico sobre esse assunto, publicado dia 28 de janeiro, correlacionou o consumo de café com parâmetros de ressonância magnética cerebral.
Após analisar 3216 pessoas saudáveis e associar o número de xícaras de café consumidas ao dia, foi evidenciado que as pessoas que consumiam de 1-4 xícaras de café ao dia (cada xícara de 150 mL de café) foi associado a uma melhor integridade microestrutural do cérebro.
Porém, somente aqueles que consumiam 3-4 xícaras de café tinham uma espessura cortical preservada. Ou seja, o consumo moderado de café foi relacionado a melhores parâmetros cerebrais estruturais do que um baixo consumo de café. (Referência: Mayer, C.; et al. Nutrients., 15(3):674, 2013. Doi: 10.3390/nu15030674)
É claro que isso não significa que você seja obrigado a consumir 3-4 xícaras de café ao dia. O consumo de café depende de outros fatores e sensibilidade individual. Além disso, vale destacar que os benefícios são do café e não do leite ou do açúcar que algumas pessoas gostam de adicionar junto.